Actividades Culturais

Consulte a agenda de actividades do sector cultural.

O Centro Social de Cête é uma Instituição Particular de Solidariedade Social cujo Departamento Cultural tem apostado, numa curva ascendente, em actividades que visem desenvolver culturalmente a localidade onde estamos inseridos, bem como as localidades limítrofes.

Cultura

O Centro Social de Cête é uma Instituição Particular de Solidariedade Social cujo Departamento Cultural tem apostado, numa curva ascendente, em actividades que visem desenvolver culturalmente a localidade onde estamos inseridos, bem como as localidades limítrofes.
As actividades culturais não são algo de elite, são várias janelas que se abrem para um mundo onde as habilidades motoras, mentais e sociais de todas as pessoas intervenientes são exploradas e potenciadas. Fruto de diversas actividades promovidas pelo Departamento Cultural, tem sido possível efectuar um acompanhamento humano dos jovens e “menos jovens” de Cête e outras localidades, acompanhamento este que visa o despertar para a cultura, como fonte de sustentabilidade de desenvolvimento pessoal e grupal.
As actividades, desenvolvidas com extremo zelo e dedicação pelos seus intervenientes (Professores, Monitores e Direcção do Centro Social de Cête), são cada vez mais reconhecidas externamente, pois a “nossa” cultura não é apenas nossa, o intuito do Centro Social de Cête é levar a cultura cada vez mais longe, através de actividades efectuadas, a convite, pelos diversos Grupos do Departamento Cultural, nomeadamente por programas de televisão, bem como entidades públicas (Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia).
Sendo as nossas actividades transversais a todas as faixas etárias, preocupamo-nos com o percurso de cada elemento participante:
a) No caso dos elementos mais jovens, o seu percurso escolar é acompanhado de forma a garantir que as actividades não interferem no seu quotidiano de aprendizagem. De ressalvar que os jovens integrantes das actividades culturais têm tido um melhor aproveitamento escolar.
b) No caso dos elementos “menos jovens”, a participação nas actividades tem sido fulcral para o seu contacto com outras realidades que não o quotidiano laboral/doméstico, bem como para o desenvolvimento de actividades de índole física, que lhes permite uma maior comodidade a nível mental, físico e emocional.
O Centro Social de Cête apoia, inclusive, diversas iniciativas, quer na cedência de instalações, como na cedência de transporte, sempre a “custo zero”.
Várias são as entidades culturais e educacionais que têm recorrido à Direcção do Centro Social de Cête e ao seu Departamento Cultural para obter suporte às suas próprias actividades embrionárias, ao que a resposta tem sido sempre favorável.
O esforço que efectuamos e continuaremos a efectuar, permite que diversas pessoas, de todos os estratos sociais e de todas as idades, possam ter contacto com a cultura.

Valid XHTML 1.1