CêTeatro - Grupo de Teatro

Introdução

O CêTeatro foi fundado a 3 de Maio de 2006 e recupera um valor dos inícios do “antigo 3C”.

O "CêTeatro - Grupo de teatro do Centro Social de Cête" fez a sua apresentação no dia 25 de Novembro de 2006, englobado nos festejos do 31º aniversário do Centro Social de Cête.

Faz várias digressões pelas freguesias do concelho de Paredes, no programa PT - Paredes com Teatro, bem como a convite de outras entidades e em projectos de intercâmbio cultural com outras organizações.

É dinamizado ainda o Teatro Júnior, saiba mais clicando aqui.

Premissas

Somos um grupo que, acima de tudo, gostamos do teatro.

Sabíamos, sabemos, que não iríamos ou iremos enriquecer no Teatro. Mas isso não importa...

O dinheiro nunca comandou a nossa vida, nem vai comandar. A arte sim.

O Teatro teve e tem, cada vez mais, influência na vida de todos os que constituem o CêTeatro.

A nossa maneira de estar, falar e olhar o mundo alterou-se. É como se o nosso coração se engrandecesse, cada vez que nos reunimos e, a partir desse momento, entrássemos num mundo diferente, paralelo ao nosso, o mundo da Liberdade, da Criação, da Cultura.

O Teatro é a mãe de todas as artes, um espaço dominado por pessoas únicas, com visões particulares, onde se procura a partilha e a interacção com colegas e com o público. No público é, em cada palavra dita, ver na sua expressão uma imagem diferente, de espanto, de surpresa, de alegria, de entusiasmo... Ou, por vezes, a sua indiferença, quando não aparece.

Para aqueles que aparecem sempre dizemos: “Tu és especial...” E não faz mal ser diferente...

Novidades

Após a participação na oficina de teatro realizada pela companhia francesa IMAGE AIGUE, de Lyon, incluída no projecto PT - Paredes com Teatro, duas jovens actrives do grupo de teatro CeTeatro foram seleccionadas e convidades a participarem nos ensaios em França (Julho) e em Lisboa (Outono), com vista à realização de uma peça teatral que será apresentada em Paredes e em Lisboa.

Os parabéns de todos os elementos do Centro Social de Cête à Catarina Rocha Dias Magalhães Mendes e à Patrícia Raquel Barbosa Teixeira.

Continua a dar frutos o envolvimento no projecto PT - Paredes com Teatro, da Câmara Municipal de Paredes, contribuindo e incentivando jovens e menos jovens a participarem no grupo de teatro CeTeatro.

Esperamos que seja igualmente um incentivo a todos que desejem participar no CeTeatro, bem como noutras actividades culturais levadas a cabo por esta Instituição.

Teatro Júnior

Iniciou-se com um novo projecto como tema “Os piratas das Caraíbas”, dirigido às crianças dos Jardins de Infância e escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico.

Actualmente leva as artes de palco aos jovens interessados.

As inscrições estão abertas na secretaria do Centro Social de Cête.

Ensaios (contactar o Centro Social de Cête)

Peças apresentadas

Inserido no programa PT - Paredes com Teatro, o CêTeatro tem levado a palco as seguintes peças:

  •     TeleCête (2007)
        Fugu (2008)
        Tomai lá d'O Neill (2009)
  •     Fábrica de Nada (2010)
    • Sinopse. Um texto "absurdo" para enfrentarmos o absurdo do quotidiano. Fecha-se a fábrica, surge o desemprego e a insegurança. Estudam-se soluções, nascem castelos no ar e procura-se um novo sentido para a vida. Numa fábrica onde se fabrica o Nada há mais espaço para se fabricar o mundo. Espaço para as pessoas, para os sonhos; um espaço que não é vazio. Enchermo-nos  do Nada dá-nos hipótese para sermos alguém. Mesmo que os prémios de produtividade  não sejam fáceis de conciliar com a imaginação. Judith Herzberg dá-nos humor e tempo para pensar. Numa sociedade fast-food seremos todos inevitavelmente despedidos da nossa humanidade, a não ser que encontremos outros objectivos de vida. Porque a existência também se (pre)enche de Nada. Como o Teatro. Enche-se de Nada e Castelos de Ar.
      Ficha técnica.
      Elenco. Ana Catarina Rodrigues; Catarina Mendes; Catarina Soares; Cátia Barros; Gabriela Ferreira; Maria José Ferreira; Patrícia Teixeira; Sílvia Carneiro; Susana Oliveira; Aníbal Barbosa; Emanuel Rodrigues; Joaquim Rodrigues; Queirós de Barros Som. Manuel Pereira; Alcino Rodrigues Luz. José Oliveira  Encenação. Inês Leite  Figurinos. Maria José Coelho

  •  A Borbulha (2011)
    • Sinopse. Américo é um jovem com quem nos cruzamos na rua... Procura namoro, sucesso, compra revistas, ouve música, tem amigos e família. Tudo perfeitamente normal. O único problema é que Américo não quer ser "normal", nem banal, nem vulgar. Veste sempre bem, está 'fashion victim' e passeia-se pelas ruas, mas sem sucesso. Até que um dia em que acorda e.... é catapultado para a fama mundial. Como poderá Américo resistir a todos os desafios que a sociedade nos coloca? A Fama e o Negócio são um Cão pesado, difícil de sepultar... uuups, desculpem!... queria dizer... suportar!
      Ficha técnica.
      Elenco. Ana Catarina Rodrigues; Aníbal Barbosa; Alcino Rodrigues; Catarina Mendes; Catarina Soares; Cátia Barros; Diana Ferreira; Emanuel Rodrigues Rocha; Gabriela Ferreira; Joaquim Rodrigues; Mª José Ferreira; Mª José Vieira; Patrícia Teixeira; Queirós Barros; Renata Martinho Texto. Hélder Costa Encenação. Inês Leite Música. Pedro Pereira, Pedro Moreira Luz. José Oliveira Som. Manuel Pereira Figurinos. Maria José Coelho

    • Actuações. 05.03.2011 - 21:30 - Centro Social de Cête; 30.04.2011 - 21:00 - Casa da Cultura de Paredes;

Ensaios (contactar o Centro Social de Cête)

Actividades

As várias actividades levadas a cabo pelo CêTeatro são divulgadas no nosso boletim de informação, A Teia, bem como na agenda de actividades.

Consulte já!

Ensaios (contactar o Centro Social de Cête)

Valid XHTML 1.1