A Teia

Ao serviço da Acção Social, Cultura, Convívio e Desporto

Sumário

Apoios

  • Farmácia Senhora do Vale

Edições Anteriores

versões pdf.

Contactos

Redacção e Administração
Rua do Cardal, 42
4580-329 Cête
tel.: 255 755 099
fax: 255 755 055

cscete1@sapo.pt
geral@centrosocialcete.org
www.centrosocialcete.org

Ficha técnica

Director Joaquim Barros Director Adjunto Miguel Gomes Conselho de Redacção Sílvia Ferreira, Vitorino Pacheco, Aníbal Barbosa, Vieira Pinto, Joana Pacheco, Joaquim Rodrigues, Lupricínio Correia, António Coelho, Natália Borges, Ana Silva Composição Centro Social de Cête Impressão Gráfica de Paredes.

Os artigos de autor expressam apenas as suas opiniões pessoais.


© Copyright 2013, Centro Social de Cête - Design em colaboração com Free CSS Templates

XHTML - CSS

 

Ano VII . Nº 17
Fevereiro de 2013
Versão online

Editorial

 

     Estamos num novo ano e, para trás, ficou mais um ano. Um ano bastante difícil para todos, independentemente da classe social a que pertencem, média, média baixa, e até os mais pobres que, infelizmente, cada vez continuam mais pobres.
Em 2012 assistimos, como IPSS, a um crescente número de solicitações de ajuda a que não estávamos habituados, desde pedidos para alimentação até para compra de medicamentos.
Em 2011, apesar das minhas previsões mais pessimistas, tanto em relação ao crescimento do desemprego como a queda dos rendimentos das famílias, nunca imaginei que o cenário com o que nos deparamos hoje fosse tão dramático. Temos famílias a passar necessidades, temos famílias a passar fome!
Saber que existem crianças que vão para a escola sem tomar um pequeno-almoço, sem levar lanche, famílias que não têm para jantar nem uma simples sopa, é de deitar as mãos à cabeça. Mas esta é uma realidade da nossa freguesia.
Todos nós temos responsabilidade no que está a acontecer e todos nós podemos ajudar e colaborar. Não podemos continuar a ignorar o que está a acontecer ao nosso lado.
Existe muita pobreza escondida, pessoas que estão a passar necessidades, mas que, por vergonha, disfarçam esse estado.
Quando o Centro Social de Cete, seus diretores e colaboradores têm conhecimento destas situações, existe sempre disponibilidade para colaborar na minimização destes problemas. Mas sozinhos não conseguimos tudo. Precisamos da colaboração de todos.
Vamos todos ajudar a combater este flagelo. Ajudem-nos!

Joaquim Barros

[ topo ]

 

37º Aniversário do Centro Social de Cête

 

Em Novembro o Centro Social de Cete assinalou o seu 37º aniversário. Como vem sendo hábito, as comemorações estenderam-se ao longo de todo o mês tendo iniciado no dia 3 com uma peça de teatro.
O dia 10 foi assinalado por mais uma animada actuação do grupo de dança Freestyle e do grupo de ginástica Aero Light 3C (ver mais nesta edição).
O dia de São Martinho, 11 de Novembro, começou com uma caminhada pela saúde, actividade organizada com periodicidade mensal pelo Grupo de Ginástica Aero Light. Durante a tarde, realizou-se o tradicional magusto aberto à comunidade, com a participação do Grupo Folclórico de São Pedro de Cete que todos os anos se disponibiliza para animar a festa das castanhas.
No dia 18 de Novembro teve lugar a I Feira e Concurso de Doces (ver mais nesta edição) do Centro Social de Cete e no dia 24 após a missa solene em honra dos sócios e amigos falecidos, realizou-se no Centro Social o já habitual jantar de confraternização. Mais uma vez, o auditório encheu-se de amigos para a comemoração do aniversário, o jantar foi confeccionado e servido pelas funcionárias desta instituição, que se dispõe sempre a ajudar com muito empenho e boa-vontade. A animação esteve a cargo de João Pacheco.
No dia 25 de Novembro realizou-se a habitual romagem ao cemitério para homenagear Sócios e amigos falecidos.

Joana Pacheco

[ topo ]

  

Serviço de fisioterapia

 

O serviço de fisioterapia, da responsabilidade da fisioterapeuta Dra Andreia Sousa, teve início nos primeiros dias de Maio de 2012 com a prestação de serviços aos utentes do serviço de apoio domiciliário.
Este serviço será alargado a toda a população que dele pretenda usufruir, podendo ser prestado ao domicílio ou nas instalações do Centro Social.
Para mais informações contacte o Centro Social de Cete.

[ topo ]

 

Colheita de sangue

 

O Centro Social de Cête, em colaboração com o PROSEP/Instituto de Sangue, realizou duas colheitas de sangue. Foi nos dia 17 de Junho e 9 Dezembro de 2012, que se realizaram as colheitas, uma vez mais nas instalações do Centro Social.
Como tem sido habitual a afluência de dadores tem sido cada vez maior, embora, na nossa perspetiva, poderia ter maior participação de novos dadores da nossa freguesia.
Experimente ser dador.
Lembre-se que dar sangue, pode salvar vidas.

Joaquim Barros

[ topo ]

 

Magusto

 

 

No dia 15 de Novembro os nossos utentes participaram num magusto organizado pelo Centro Social da Parteira.
Foi sem dúvida um dia muito animado, para além das castanhas, de um copinho de vinho e um pézinho de dança, o S.Martinho também nos brindou com um dia de sol para que este dia fosse mais alegre.
Reinou o convívio e a boa disposição!

Natália Borges

[ topo ]

 

Actividades geriátricas

 

Como vem sendo habitual, iniciaram-se em Setembro as modalidades: Ginástica, Boccia e Hidroginástica para os nossos utentes. Esta actividade é promovida pelo “Movimento Sénior” da Câmara Municipal de Paredes sob orientação da professora Madalena Casaca.
Estas atividades têm como objectivo promover o bem-estar dos nossos utentes e de uma forma divertida estimular as funções psicomotoras e corporais.

Natália Borges

[ topo ]

 

Almoço de Natal

 

Realizou-se no dia 21 de Dezembro o almoço de Natal do Centro Social. Mais uma vez conseguimos trazer para o almoço de Natal um grande número de idosos dos que se encontram, geralmente, em casa. Contamos ainda com a presença das crianças do ATL que se encontram em férias escolares. Para além do grande número de elementos de direção que vieram ao almoço, agradecemos a presença do Sr. Padre António Maria, do Presidente da Junta, Sr. Correia e do Presidente dos Bombeiros, Sr. Gonçalves. A ementa foi sopa de legumes, as tradicionais batatas com bacalhau e, para sobremesa, tivemos os doces da época.
Todos os idosos estavam satisfeitos, não só pela refeição, mas essencialmente pelo convívio, onde encontram amigos com quem só estão nestes convívios do Centro.

Sílvia Ferreira

[ topo ]

 

Vindimas

 

O Centro Social de Cête e o Centro Social e Paroquial de Baltar, organizaram em Setembro de 2012 as vindimas numa quinta em Baltar.
Esta é uma das atividades agendadas pelo grupo de Sinergias XXI, no qual a nossa instituição esta inserida.
Nesta actividade participaram cerca de 100 utentes da nossa e de outras instituições pertencentes ao concelho de Paredes.
Para além da vindima realizou-se um bailarico e um lanche convívio. Foi um dia recheado de gargalhadas e onde a boa disposição foi sempre uma constante.

Natália Borges

[ topo ]

 

Palestra com a GNR

 

A Junta de Freguesia de Cête, em colaboração com a GNR, realizou no Centro Social de Cête, dia 31 de Outubro de 2012, uma sessão de esclarecimento em casos de abordagens por desconhecidos.
Foram apresentados igualmente conselhos úteis a todos em geral e aos mais idosos em particular, no âmbito da prevenção rodoviária, bem como a prevenção contra burlas, furtos e roubos.

 

[ topo ]

 

Creche

 

Inaugurada a 7 de Setembro de 2011 pelo Ministro da Solidariedade e Segurança Social, Pedro Mota Soares, a Creche tem como objectivos pedagógicos o desenvolvimento pessoal e social da criança no sentido do seu desenvolvimento harmonioso, consolidando as bases para a formação da sua personalidade, sendo um espaço que permite o desenvolvimento físico, intelectual, emocional e afectivo através de programas pedagógicos adequados a cada faixa etária.
Possui três salas com capacidade para trinta e três crianças e um refeitório, de forma a fornecer refeições aos 33 utentes da Creche.

 

[ topo ]

 

Crescer na Creche

 

Na Creche, as crianças desenvolvem capacidades como a auto-estima, a auto-confiança e a autonomia, entre outras. Todas estas são, em conjunto com muitos outros estímulos, essenciais em todo o seu desenvolvimento.
As experiências cognitivas, afetivas, sociais e emocionais que as crianças vivem na creche condicionam todo o seu crescimento, sendo as oportunidades de socialização uma das maiores vantagens da sua passagem pela mesma. Na creche começam a tomar consciência do que são capazes de fazer, o que as deixa desejosas de saber e aprender mais.
Por esta altura já fizemos muitas atividades divertidas. Apresentamos, agora, algumas delas.
Construímos a nossa Árvore do Outono com a ajuda da mousse de chocolate, que nenhum de nós quis deixar de provar. Estava deliciosa e ajudou-nos a construir uma árvore lindíssima!
Fizemos também um Magusto, pelo S. Martinho, depois de conhecermos a sua lenda. Para podermos guardar as nossas castanhas construímos cartuchos, decorando-os com carimbos das formas geométricas.
Gostamos muito dos Idosos do nosso Centro de Dia, cumprimentamo-los com entusiasmo todos os dias, mas no Dia Nacional do Idoso quisemos fazer-lhes uma surpresa e fomos cantar-lhes os bons dias.
Muito animado foi também o Dia Nacional do Pijama. Brincámos muito, exibimos vaidosamente os nossos pijamas, cantámos e ouvimos histórias dentro de uma tenda montada na nossa sala.
A música e as canções também são das coisas que mais gostamos. Adoramos dançar e cantar e por isso aprendemos muitas canções novas, dançamos ao som da música e assim também construímos amizades. Aprender a partilhar e a viver em grupo é coisa que fazemos todos os dias e isso faz de nós crianças muito felizes!
Libertar as energias é também algo que fazemos muito bem. Fazemos exercício físico orientado uma vez por semana, o que nos faz muito bem. Gostamos de correr, saltar e treinar o equilíbrio.
Somos crianças muito bem-dispostas, coisa que se nota e se transmite através das nossas brincadeiras, das nossas atitudes e da alegria que trazemos no olhar!

 

Ana Silva

[ topo ]

 

Semana de praia

O Centro Social de Cête organizou, mais uma vez na primeira semana de Julho, a actividade “praia” para as crianças do ATL. Estiveram envolvidas vinte e cinco crianças e três funcionárias da instituição. A actividade decorreu na Praia da Madalena, em Vila Nova de Gaia.
Nessa semana partíamos por voltas 8:30 e chegávamos, a Cête, pelas 18:00. Foram dias muito bem passados. As nossas crianças divertiram-se imenso na areia e na água. Apanhámos uma semana excelente para a praia, sempre dias de muito calor. Era tanta a diversão durante o dia, estas sempre sob vigilância das funcionárias, que no regresso a casa quase todas as nossas crianças adormeciam tirando um dia ou outro em que o karaoke era mais forte do que o cansaço.
É importante salientar que dias antes de iniciarmos esta actividade foi transmitido às nossas crianças as regras básicas para umas férias seguras na praia, as quais elas respeitaram sempre.
Foram dias sem igual, repletos de alegria e boa disposição onde as gargalhadas eram uma constante.

Natália Borges

[ topo ]

 

Jantar de Natal

Um jantar preparado com toda a dedicação pelo Presidente da Direcção do Centro Social com a ajuda dos elementos dos restantes órgãos Sociais, deu o mote à celebração.
As convidadas de honra foram as funcionárias e voluntárias deste Centro Social.
O dia 29 de Dezembro foi o dia escolhido para esta animada confraternização que juntou à mesma mesa, no refeitório do Centro Social, todos aqueles que, de uma forma ou outra, lutam todos os dias por esta causa comum que é o Centro Social de Cete.

Joana Pacheco

[ topo ]

 

Festa de Natal

Realizou-se no dia 22 de Dezembro de 2012. pelas 21:00. a Festa de Natal do Centro Social de Cête.
O auditório tornou-se pequeno para acolher todos os que quiseram assistir ao espetáculo.
Conseguimos neste espetáculo, mais uma vez, juntar utentes de todas as idades, os mais idosos, as crianças do ATL e as crianças da Creche.
Iniciamos a festa com a atuação das crianças da Creche, que apesar de serem tão pequeninos portaram-se muito bem! Dançaram quatro músicas e um dos meninos ainda cantou uma música. Seguiram-se os idosos com uma peça de teatro do Tonecas “A lição de ortografia” que tanto nos divertiu. A peça foi seguida de várias danças quer das crianças do ATL quer dos idosos, a quem temos que dar os parabéns pois mesmo com pouco tempo de ensaios se portaram na perfeição.
As funcionárias também quiseram abrilhantar o espetáculo apresentando uma dança que, por motivos de som, não saiu bem à primeira, mas à segunda foi de vez!
Seguiu-se a dança dos pais que tanto alegrou as nossas crianças e o momento alto foi a chegada do Pai Natal.
Mais uma vez, a festa foi um sucesso o que se ficou a dever ao empenho quer de idosos e de crianças quer ao empenho de todas as funcionárias que mais uma vez provaram que com vontade tudo se consegue.
Obrigada a todas!

Sílvia Ferreira

[ topo ]

 

Dança contemporânea e clássica

 

A Escola de Dança de Paredes "3C" realizou, tal como em anos anteriores, um espectáculo para assinalar o encerramento do ano lectivo.
Decorreu no Auditório do Centro Social de Cête, 28 de Julho de 2012, às 21:30.
Foi uma oportunidade para ver um espectáculo de dança contemporânea e clássica, assistindo à evolução dos alunos deste grupo que já conquistou prémios em competições internacionais.

[ topo ]

 

INEM

 

O Museu do Pão e o INEM uniram-se para salvar corações e oferecer Cursos de Suporte Básico de Vida a Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS).
Até ao final de Junho de 2012 (dia 30), todas as IPSS inscritas foram a votação na página de Facebook do INEM e o Centro Social de Cête ganhou duas inscrições, tendo direito a enviar dois colaboradores para um curso de primeiros socorros, gratuitamente!
Quem sabe o seu gesto não poderá salvar uma vida? Obrigado!

[ topo ]

 

IRS

 

Ao preencher o anexo H da sua declaração de IRS, indique no quadro 9 a opção «Instituições particulares de Solidariedade Social ou Pessoas Colectivas de Utilidade Pública» com o contribuinte 502877669.
Desta forma e sem qualquer encargo para si, 0,5% do seu IRS será destinado pelo Estado a favor do Centro Social de Cête.
Estará a contribuir para a melhoria dos nossos serviços, bem como a apoiar a criação de novos projectos sociais.
Se possível, colabore e distribua esta informação pelos seus contactos.

Graças à sua contribuição na declaração de IRS de 2010, o Centro Social de Cête recebeu o valor de 485,78 €.
Muito obrigado!

 

[ topo ]

Assembleia-Geral

 

Realizou-se no dia 26 de Novembro de 2012, pelas 21:30, a Assembleia-Geral Ordinária, tendo como ponto de trabalho a discussão e votação da conta de exploração, previsional e orçamento de investimentos e desinvestimentos, para o próximo ano 2013.
Após apresentação, o mesmo foi a votação, tendo sido aprovado por unanimidade.
As assembleias são abertas aos sócios.
Compareça, poderá assim aferir melhor sobre a actividade do Centro Social de Cête, esclarecer dúvidas e, até, propôr novas ideias.

 

[ topo ]

Concurso e Feira de Doces

 

Realizou-se no dia 18 de Novembro, na sequência de eventos organizados para a comemoração do 37º aniversário desta Instituição, o primeiro concurso e feira de doces do Centro Social de Cete.
Este evento, contou com a presença da Dra Teresa Ruão do Restaurante Cozinha da Terra e do Chef Rui Martins agenciado da Prochef agency e finalista do Concurso Top Chef da RTP1, no seu painel de jurados.
Enquanto o júri deliberava quais os melhores doces, o Grupo de música tradicional Terra Nossa, actuou no auditório do Centro Social, proporcionando momentos de entretenimento e descontracção a todos os concorrentes que aguardavam ansiosamente pela decisão final.
Baseando-se nos critérios definidos pelo regulamento, o júri escolheu, de entre os 42 doces concorrentes, os cinco finalistas e depois de os provar, deliberou que a vencedora desta primeira edição do concurso seria Isabel Moreira Teixeira com o bolo de frutos secos.
Após o concurso, os bolos foram vendidos, tendo as receitas revertido a favor do Centro Social.
O sucesso deste evento deveu-se, sobretudo, ao contributo de todos aqueles que quiseram partilhar os seus melhores dotes doceiros e se apresentaram a concurso com as mais variadas e deliciosas iguarias. A todos eles o nosso reconhecido agradecimento.

Joana Pacheco

[ topo ]

Caminhadas pela Saúde

 

Esta actividade contribui para o bem-estar dos participantes e a afluência tem sido cada vez maior! Como explicado nas Caminhadas organizadas, é necessário fazer um levantamento do terreno, avaliar o trajeto e eliminar alguns perigos. Depois, temos que ter um objetivo, que é chegar ao fim dentro do tempo programado. Para se obter resultados para a saúde é preciso ter em conta estas referências!
As Caminhadas pela Saúde em Cête não são fáceis de se fazer, mas regozijo-me com adesão, porque as caminhadas tornaram-se também familiares, com um convívio social fora do normal. Todos são informados do grau de dificuldade dos percursos. No início e no fim é feita uma sessão de alongamentos e aquecimento.
As caminhadas pela Saúde já vão na 34.ª edição. Andamos pelos caminhos e trilhos de Cête, Paço de Sousa, Baltar, Mouriz, Parada e Irivo. Faça sol, chuva ou neve, as caminhadas são sempre realizadas.
Obrigado a todos que me têm ajudado nesta actividade desde 2010, ao Sr. Jorge, Mota Reis, Crackies, Caçarola, Junta de Freguesia de Cête, Auto Gilcar e Centro Social de Cête e a todos que têm vindo às caminhadas!

Lupricínio Correia

[ topo ]

Sorteio de Natal

 

O sorteio efectuado pelo Centro Social, cujos prémios eram um (1º) televisor LCD Samsung 32" e um (2º) Aspirador Ariete, foram entregues às felizes contempladas:
1º prémio: Sónia Claudia Santos Vieira
2º premio: Maria de Lurdes S. Pinto

Parabéns e obrigado a todos por ajudarem o Centro Social de Cête!

Joaquim Barros

[ topo ]

Passeios

 

Como é apanágio do Centro Social de Cête, proporcionar aos seus utentes momentos de confraternização, convívio, durante este ano de 2012 para além outras actividades foram realizados três passeios. Estes foram á Serra da Estrela em Fevereiro, a Barcelos em Junho e a Fátima em Novembro.
No passeio á Serra da Estrela, para além de subirmos a Serra ainda fomos visitar uma quinta, onde nos esperava uma mesa repletas de iguarias (queijos, compotas, mel, pão) produzidas nessa mesma quinta.
Já no passeio a Barcelos os nossos utentes visitaram jardins históricos da cidade e o Museu de Olaria onde tiveram a oportunidade de realizarem uma escultura em barro sob a orientação de uma responsável do museu.
No passeio a Fátima tiveram o ensejo de visitar este importante local de culto e peregrinação mundial, podendo mesmo assistir à celebração eucarística.
Nestes passeios, durante a viagem, rezava-se, cantava-se e até dançava-se! A alegria era uma constante, onde os sorrisos eram persistentes nos rostos dos nossos utentes.

Natália Borges

[ topo ]

Sócios

 

Estamos a preparar alguns protocolos que, em breve, poderão trazer benefícios adicionais aos sócios, além de, claro, estarem a ajudar esta instituição.
Têm-se verificado alguns atrasos na emissão dos cartões de Sócio. Devido aos poucos cartões pendentes de impressão, não nos é possível avançar para a emissão dos mesmos. Caso conheça alguma empresa que deseje ajudar nesta área, entre em contacto connosco.

[ topo ]

Grupo de Dança FreeStyle

 

O grupo já conta com 57 elementos e deixou a sua marca nos seguintes eventos em, 2012:
Baile de Carnaval, no Centro Social de Cête, com concurso de máscaras, para angariação de fundos para compra de materiais e produtos necessários.
24 de março. Primeiro espetáculo de 2012 no Centro Social de Cête.
7 de julho. 5º Lugar no Campeonato de Dança em Gondomar. Foi muito disputado (16 grupos) mas uma experiência muito boa! Obrigado à Lúcia Mesquita, "Feel The Move", pelo convite e atenção. Esperemos que no próximo ano nos tornem a convidar!
21 de julho. Passeio à praia das Rocas em Castanheira de Pêra. Um local espetacular, excelente e um passeio e dia bem passado, com muita água, sol e divertimento.
6 de setembro. Mais uma vez contribuímos para a cultura da freguesia de Cête gratuitamente, ao abrirmos a Festa da Senhora do Vale. O público gostou e aplaudiu. Obrigado à Comissão de Festas e Juíz de então pelo convite e atenção!
22 de setembro. Sarau de Dança em Sobrosa, Paredes, com 10 grupos, num espetáculo com uma sala cheia a apoiar podemos trocar experiências e fazer novos amigos. Obrigado à mentora e responsável do Sarau, Paula Lobo, «Teenager», pelo convite e amizade.
27 de outubro. Festival de Dança em S. Gens, Gondomar a convite da professora Ana Castro, «Sweet Touch», a quem agradeço. Um espetáculo cheio de luz, som, dança, animação e muita confraternização.
17 de novembro. 37º aniversário do Centro Social de Cête. Agradecemos o convite e apoio da direção.
1 de dezembro. Apresentação dos elementos e músicas do FreeStyle "3C" para 2012/2013, no Salão Nobre da Junta de Freguesia de Fonte Arcada. Apresentação diferente do habitual, com surpresas, música, dança, luz e animação! O espetáculo teve ainda dois cantores, Quim da Carpinteira & filho, que cantaram e proporcionaram uma boa animação.
Obrigado ao Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Fonte Arcada, pela atenção, amabilidade, apoio e amizade e por nos abrir as portas da sua freguesia aos nossos ensaios e espetáculos. Iremos aproveitar esta oportunidade que nos deu.
15 de dezembro. Festa de Natal, troca de prendas, lanche, música e filmes numa tarde muito animada!
Muito obrigado, apreço e estima pela amizade, respeito e carinho que todos os elementos têm tido para comigo ao longo dos anos. Sei que por vezes tenho sido exigente, mas para se conseguir algo na vida temos que ser cuidadosos e estar atentos aos sinais do tempo e dos momentos que estamos a passar na vida.
Obrigado a todos!
Bom Ano de 2013!

Lupricínio Correia

[ topo ]

Ginástica AeroLight

 

Iniciada em 2005, a Ginástica Aero Light consiste em fazer exercícios físicos com música e não só! As aulas são programadas conforme os dias da semana e idades dos participantes. Os movimentos são feitos ao ritmo da música e com coreografias, tendo como objetivo fazer com que os participantes desfrutem do bem-estar físico, mental e social, ao mesmo tempo que se libertam do sedentarismo e solidão, perdendo algum peso, prevenindo doenças e melhorando a autoestima. É a melhor atividade para todas as idades, dos 10 aos 100 anos!
A turma conta com 32 alunos e as aulas são às segundas e sextas-feiras das 19:30 às 20:30, no Centro Social de Cête
Em 2012 tivemos melhorias no aspeto do material, exercícios, movimentos e passos novos. É uma atividade que tem tendência a evoluir e teve as seguintes actuações: Dia da Saúde; Festa da Senhora do Vale e no 37º aniversário do Centro Social de Cête, onde o público pôde ver a autenticidade da Ginástica AeroLight e conhecer a turma.
O meu obrigado ao Juiz da Festa da Senhora do Vale, ao Centro Social de Cête e todos os outros que nos convidaram. Muito obrigado e esperamos continuar a receber convites!

Lupricínio Correia

[ topo ]

Dia da Saúde - 2ª Edição

 

No dia 27 de maio no Largo da Senhora do Vale, realizou-se a 2ª edição do Dia da Saúde em Cête.
Estiveram presentes o Rancho Folclórico S. Pedro de Cête, Grupo de Dança “Os Caidenses” de Lousada e o Grupo de Ginástica AeroLight 3C. Os Bombeiros Voluntários de Cête fizeram várias demonstrações de salvamentos e foram feitos rastreios médicos pela dra. Joana Pacheco.
Realizou-se ainda uma prova de atletismo de 10 kms, com a ajuda do Sr. Coelho da Silva. Foi uma prova muito bem disputada, correu tudo como previsto e no final entregaram-se os prémios ao vencedor e a todos os participantes.
Agradeço à população de Cête, patrocinadores e um agradecimento especial à Junta de Freguesia de Cête, na pessoa do Sr. Tomás Correia e seus assistentes, que foram incansáveis no apoio e também na organização do evento.

Lupricínio Correia

[ topo ]

Matiné de Dança - 2ª Edição

 

No dia 15 de Julho, o Free Style organizou a 2ª edição da Matiné de Dança, desta vez no Salão Nobre dos B. V. de Cête, com os convidados “Os Rapazes da Casa do Gaiato”, “Feel the Move”, “ Teenager” e “Sweet Touch”.
Foi uma matiné animada e bem organizada onde todos tiveram estilos diferentes! Um agradecimento aos grupos, aos familiares dos miúdos(as) por terem vindo apoiar os seus filhos e parentes, aos nossos colaboradores, patrocinadores e também à Maria José e Susana Rocha. Agradecimento especial ao Sr. Carlos Gonçalves, por ter emprestado o espaço. Obrigado a todos!...

Lupricínio Correia

[ topo ]

Noite de Fados

 

A pretexto da angariação de fundos para a instituição e da promoção de actividades culturais para a população, o Centro Social de Cete organizou a 3 de Março de 2012, uma noite de fados e petiscos.
Foi uma noite animada, carregada de boa disposição, música e humor.
A guitarra e viola ficaram nas mãos de Augusto Mandim e Cândido Martins e as vozes foram dos fadistas Manuel Russo, Julieta, Magalhães Ribeiro, Cinda Araújo e do humorista João Costa. A apresentação e organização do espectáculo ficaram a cargo do Senhor Luís, amigo deste Centro Social.
O serviço de cozinha e mesa ficou a cargo das incansáveis funcionárias desta instituição que sempre se prontificam a colaborar.

Joana Pacheco

[ topo ]

CeTeatro

 

O CêTeatro – grupo de teatro do Centro Social de Cête – estreou a peça “Teatro possível”, no dia 13 de Outubro de 2012, sábado, às 21:30, no auditório do Centro Social de Cête, actuação integrada no programa PT – Paredes com Teatro.
A peça «O Teatro Possível» é uma comédia de Pedro Estorninho, que nos leva numa viagem cheia da Magia do Teatro, fazendo-nos viajar por diferentes épocas, países, continentes e costumes durante pouco mais de uma hora.

Interpretação: Alcino Rodrigues, Aníbal Barbosa, Ariana Ferreira, Catarina Mendes, Catarina Soares, Beatriz Ferreira, Joaquim Rodrigues, José Ferreira, Renata Martinho, Semeão
Ficha técnica:
Texto: Pedro Estorninho. Encenação: Inês Leite. Luz: Alcino Rodrigues. Figurinos: Maria José Coelho. Sonoplastia: Manuel Pereira e Pedro Faria.

Joaquim Rodrigues

[ topo ]

Teatro Infantil

 

O Teatro Infantil é composto por um grupo de crianças, entre os 6 e os 13 anos, que tem aparecido assiduamente aos ensaios no Centro Social de Cete.
Os horários têm variado conforme as exigências do dia-a-dia das pessoas que têm estado com o grupo e verificou-se um esforço acrescido aquando da inauguração da biblioteca de Paredes, pois o grupo foi convidado a fazer uma pequena apresentação nesse dia, mas, à última hora, essa apresentação foi desmarcada. Nessa altura houve necessidade de fazer ensaios mais frequentes e alguns dos elementos apareceram menos vezes.
É de enaltecer a paciência que os pais das crianças tiveram e que as portas estarão sempre abertas para eles, e para quem estiver interessado em ingressar numa próxima peça.
Deixo o meu apreço a todos os que têm contribuído para que este grupo se mantenha coeso, que continuem a vir aos ensaios, serão eles que amanhã poderão ser uns grandes atores.
Este grupo, embora com a colaboração dos elementos mais novos do grupo de teatro sénior, já fizeram uma apresentação da peça “Um pequeno livro” (como um ensaio aberto) que de momento está a ser ensaiada.
Os horários têm variado entre sexta-feira e sábado, pelas 21:00.
Os pequenos atores são a Ariana, Dário, Diana, Guilherme, Joana, Maria, Mariana, Nádia, Pedro, Sandro, Sílvia e Zé Paulo.

Joaquim Rodrigues

[ topo ]